VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL

Participe anualmente da Jornada Mundial do Terço sempre no primeiro sábado do mês de outubro. Organize-se com a sua comunidade paroquial, nas escolas, nos condomínios, nas empresas, nas empresas, na sua residência com a sua família e amigos.

Vamos unir forças e oferecer a Jornada em desagravo ao Imaculado Coração de Maria.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Origem da Jornada Mundial do Terço


 Jornada Mundial do Terço




Iniciava-se o mês de outubro de 1996, quando o Papa João Paulo II começou sua memorável peregrinação ao México. Era o ano do cinqüentenário de vida sacerdotal de Sua Santidade.

Na ocasião, os mexicanos decidiram prestar-lhe uma homenagem especial. Sabendo que o Papa era especialmente devoto de Nossa Senhora, organizaram – simultaneamente em mais de 2.000 cidades mexicanas – a oração do Terço em comunidade, em honra ao Imaculado Coração de Maria; nas intenções do Papa, da Igreja, pelas famílias e pela paz.

A partir daquela data, o Papa João Paulo II oficializou a instituição do evento, estabelecendo que – a cada ano – o primeiro sábado do mês de outubro será o dia da JORNADA MUNDIAL DO TERÇO”, data em que os católicos de mais de 140 países rezam o terço em comunidades, seja em Igrejas, em colégios, em estádios, praças e residências.

Quem reza o terço em comunidade, nas intenções mencionadas, e se estiver em estado de graça, pode receber A INDULGÊNCIA PLENÁRIA

“Após o escurecer de Sexta-Feira Santa, quando a enorme pedra fechou a boca da sepultura, Maria passou a ficar sem Jesus, sem o seu amado Filho. Naquele momento, para ela o tempo parou. Foi o Sábado do grande e doloroso repouso, o Sábado do grande silêncio, o Sábado da grande solidão, da morte e do luto. Foi o único dia de sua preciosa vida, que ela viveu sem ter Jesus vivo. Foi o Sábado da imensa dor de Maria”.

Para consolá-la por tamanha dor a Igreja passou a dedicar-lhe todos os sábados, com a intenção de confortá-la e compensá-la pela morte do amado Filho. Os outros filhos adotivos se apresentam para consolá-la. Portanto, o Sábado é consagrado a Maria para alegrá-la em sua solidão e tristeza. O Sábado mariano é como aurora: ele antecede e anuncia o aparecimento do Domingo, o dia do Sol Divino, Jesus.


A JORNADA MUNDIAL DO TERÇO acontece sempre no primeiro sábado do mês de outubro, por ser dedicada a Nossa Senhora.

É um evento para o envolvimento e participação de todas as devoções Marianas, formando uma única voz direcionada à Mãe de Deus. 

"Que em cada um de vós haja a alma de Maria para bendizer o Senhor;
e em cada um de vós esteja o seu espírito, para exultar em Deus!"
(Santo Ambrósio)







Visite os links e conheça tudo sobre a Jornada Mundial do Terço.